quarta-feira, 26 de março de 2008

atv 04 [ Gestalt ]

O seguinte anúncio do chocolate Suflair da Nestlé, sob a assinatura da JWT, foi analisado conforme as leis da gestalt.



UNIDADE: Cada granulado de chocolate é uma unidade. Os granulados formam um todo [um rosto de mulher] que também se configura numa unidade. O produto em packshot no canto inferior direito também constitui uma unidade dentro do anúncio, assim como o logo da Nestlé no alto. Todos esses elementos mencionados constituem o anúncio logo uma nova unidade.

SEGREGAÇÃO: Relaciona-se diretamente com a UNIDADE, e neste caso como mencionado anteriormente há diferentes elementos que podem ser identificados. Percebemos os granulados, o logo da Nestlé, o chocolate Suflair, os diferentes textos e suas fontes, também selecionamos as cores.

UNIFICAÇÃO: O rosto de mulher formado por dezenas de granulados "unidos" causa uma sensação de unificação,
torna-se coerente uma vez que reconhecemos as formas e traços femininos, além disso esta forma encontra-se centralizada e se mistura com a cor preta de suporte e isso manifesta equílibrio além de unificar imagem e plano de fundo.

PROXIMIDADE: Talvez a lei da gestalt mais perceptível, uma vez que os muitos granulados de tamanho pequeno e mesma cor são agrupados formando o rosto feminino.

Apesar de complexa, uma vez que é formada por diversas pequenas unidades, a forma central da figura humana chega até nós única e o conjunto é visto simplificadamente. Imagem central, produto exposto, assinatura da campanha e da empresa fabricante garantem um anúncio com boa PREGNÂNCIA e é capaz de despertar visualmente nosso interesse.