quinta-feira, 27 de março de 2008

atv 05 [ simetria - assimetria ]

Simétrico
Este é o anúncio "Peixe", para os biscoito recheado Passatempo. As caracteristicas que quis transmitir foram a simetria e o equilíbrio que podem ser percebidos por diversos fatores. Percebemos que o anúncio é simétrico uma vez que se cortarmos a pagina verticalmente vemos que os mesmos elementos podem ser encontrados em pesos iguais de cada um dos lados

O equilíbrio é notado através da ênfase horizontal dos elementos que, ao possuirem essa caracteristicas não permite qualquer tipo de instabilidade visual. A distribuição dos elementos é outro grande responsável por enxergarmos este anúncio como equilibrado. É que cada um dos retângulos que "guardam" as imagens e os textos, mantem-se exatamente centralizados, um embaixo do outro, com espaços de respiro para permitir uma idéia de proporção, logo de equilíbrio. A "tábua" onde o peixe se encontra pendurado também remete a idéia de equilíbrio pelas alças que a sustentam e a deixam plana em relação ao chão.


Assimétrico


Este é o anúncio "Peixe", para o mesmo produto, agora com características diferentes. O que é transmitido visualmente aqui é a assimetria e a instabilidade. A assimetria é notada facilmente pela distribuição dos elementos principais [caixas de texto e imagens] que estão desalinhadas em relação ao centro da página e entre si o que acarreta assimetria se buscarmos um eixo, tanto horizontal quanto vertical. Os pesos visuais não se equivalem em qualquer uma das tentativas.

A instabilidade também é facilmente notada pela ênfase diagonal de alguns elementos como os retângulos distorcidos que fazem com que não tenhamos certeza e segurança da permanência do que eles sustentam ali naquela posição, ou seja, os elementos parecem que podem cair da pagina a qualquer momento. A própria distorção do contorno dos retângulos contribui para essa instabilidade.

Por fim, o fundo da imagem que completa totalmente nossa percepção de desiquilíbrio, primeiro por não manter o padrão de linhas retas presentes nos demais elementos [o fundo é constituído por curvas, elas mesmas sem uma lógica e seqüencias aparentes] e segundo pelas cores, muito vivas e chamativas que contrastam com o marrom dos textos que acompanham a coloração do biscoito recheado, causando um choque de estilos e consequentemente uma maior instabilidade.

Um comentário:

Flavia Barros disse...

No primeiro anúncio a ênfase é vertical e não horizontal, como colocado. Acredito que tenha sido engano mesmo.