quinta-feira, 10 de abril de 2008

atv 06 [ gestalt + anúncios ]

As leis da gestalt nos anúncios anteriormente criados:

simétrico:

[unificação] Percebemos 4 unidades primárias neste anuncio. Além de cada retângulo branco que serve como moldura existe o peixe, o biscoito e as duas caixas de textos que se configuram em unidades. As duas cordas também constituem unidades cada uma.

[segregação] observamos as linhas da cobertura do peixe, assim como seu olho e a cor marrom dos caracteres e do biscoito em forma de peixe.

[continuidade] o fundo em amarelo é percebido também se projetando para fora da imagem. Como os principais elementos estão em suportes os retângulos brancos então acabam por restringir nossa percepção quanto a qualquer possível continuidade. As duas cordas também se prolongam para fora da imagem.

[pregnância] os elementos são bem definidos, legíveis e estruturados então a pregnância do anúncio é alta.

assimétrico:

[unificação] continuam cada figura a constituir uma unidade - peixe, biscoito e textos - além do fundo que dividido em linhas e em diferentes cores terminam por parecer independentes cada uma delas, mas pela forma e pelo movimento constituem uma peça única que é o fundo.

[segregação] cada imagem, cada caixa de texto, os caracteres destacados por um tamanho maior em cada frase também se destacam independentes mesmo dentro de um contexto, dái observá-los como unidades, a cor marrom, e cada linha e cor do fundo percebidos distintamente

Um comentário:

Flavia Barros disse...

a unificação, mais do que estabelecer a formação de unidades, diz respeito ao que identificamos como unidades por terem o mesmo estímulo visual. assim, pode-se verificar que fundo do segundo modelo, embora com cores e formas variadas, é percebido como um único fundo pela semelhança de estímulo entre as ondas que nele se formam.