quarta-feira, 18 de junho de 2008

atv. 14 [análise de tipografia]

O anúncio refere-se à campanha de páscoa da Emilice Calçados assinada pela agencia Yes Propaganda.

Através de uma analogia ao famoso bombom sonho de valsa foi desenvolvido o anuncio que agrega à marca da loja de calçados toda uma simbologia referente ao doce e qualidades como delicia.

Para a chamada: “Uma delícia de presente” foi usada uma fonte no estilo manuscrito que na verdade é a mesma fonte do bombom sonho de valsa, para fortalecer o link com o doce. Essa fonte manuscrita nos passa a sensação de antiguidade, mas também de sutileza, escrever algo à mão. Essa chamada está disposta no anúncio no canto superior esquerdo seguindo a seqüência lógica de leitura. Serve também para situar o leitor, estabelecer relação com a imagem da bolsa envolvida pelo papel celofane da cor da embalagem do bombom.

No lado direito temos o logo da loja, cuja fonte em estilo moderno, possui serifas retas e grande transição grosso fino e por ser mais condensada, fina por isso a sensação também de elegância, classe e requinte, próprias da loja.

A assinatura do anuncio é escrita em uma fonte própria para textos mais longos, embora a frase não seja muito extensa: Arial, estilo sem serifa, para situar o leitor ao anunciante conceder maior legibilidade. São duas frases, mas a segunda para causar mais ênfase para a idéia foi usada mesma fonte com estilo Bold ou negrito para reforçar, destacar aquilo que queremos uma maior percepção. É a frase que vai arrematar todo o conceito e motivar a ação do consumidor, por isso o uso deste recurso. A frase é centralizada seguindo o layout estabelecido com a imagem principal, também centralizada. Também para criar unidade com a imagem as letras estão num tom semelhante.


Nenhum comentário: